terça-feira, 3 de março de 2009

2 DE MARÇO DE 2009 - 15h46


Sessão solene na Câmara de Fortaleza homenageia Patativa do Assaré


Uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, atendendo requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), homenageou o poeta Patativa do Assaré, que no dia 05 de março, estaria completando 100 anos. Políticos, cordelistas, cantadores e trovadores se uniram na manhã dessa segunda-feira (02/03) para prestarem uma homenagem a esse homem simples, do povo, que se tornou um dos maiores poetas brasileiros. “Patativa não era da academia brasileira, nem cearense de letras, mas é verdadeiramente um imortal”, disse o senador Inácio Arruda.


Comunistas comemoram centenário de Patativa

Para o senador, ninguém jamais vai tirar a imortalidade de Patativa do Assaré, que soube ligar seus versos a causa do povo, ao enfrentamento político, defendendo o trabalhador sofrido e explorado do sertão. Com seus versos, esteve presente em todos os movimentos políticos nacionais: “na luta pela a anistia estava lá o Patativa; defendeu as Diretas Já, e nas eleições do Presidente Lula também estava lá apoiando”, lembrou Inácio, acrescentando que “a obra do Patativa não pode deixar de ter repercussão nacional”.

A vereadora Eliana Gomes, autora do requerimento propondo a realização da Sessão Solene, disse que Patativa fez da vida uma grande celebração das coisas da nossa gente. Sua poesia ajudou e ajuda ainda a construir e a preservar a cultura popular e que aquela sessão representava a homenagem dos comunistas ao poeta. Eliana aproveitou para informar também que apresentou um projeto de lei criando o Dia Municipal da Literatura de Cordel, a ser comemorado todos os anos no dia 05 de março, data do aniversário de Patativa.

Durante a solenidade, que foi realizada com o apoio do Instituto Américo Barreira, foi lançado o cordel “Centenário de Patativa do Assaré: os mandatos comunistas e a poesia popular” de autoria de Arievaldo Viana e Jô Oliveira. A publicação marca a atuação dos mandatos comunistas junto aos segmentos da cultura de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. O cordel e um baner comemorativo ao centenário do poeta foram entregues ao representante da família de Patativa, Ronaldo Cavalcante.

Entre os presentes estavam, além do senador Inácio Arruda, o deputado Estadual Lula Morais, que através de projeto de lei de sua autoria, já aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, transformou 2009 no ano Patativa do Assaré; o deputado federal Chico Lopes; o presidente do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes; Luiza Lins, coordenadora do Instituto Américo Barreira, a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita; BC Neto, representando o Secretário de Cultura do Estado, entre outras autoridades. A sessão foi presidida pelo vereador Acrisio Sena.

No final da solenidade, Cainã Cavalcante fez uma apresentação ao violão, tocando “Vaca Estrela e boi fubá”. A Escola de Samba Império Ideal encerrou as comemorações com apresentação do enredo desse ano “Nordestinos Sim – Nordestinados Não”, que homenageou Patativa e todos os poetas populares.

Fonte: Assessorias de imprensa do Senador Inácio Arruda e da vereadora Eliana Gomes e Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP