sábado, 28 de fevereiro de 2009

Casa de Patativa do Assaré é restaurada


Jornal Diário do Nordeste

(03/02/2009)





A Prefeitura do município de Assaré vai investir cerca de R$ 60 mil na restauração da casa do poeta

Assaré. Iniciada a restauração da casa onde nasceu o poeta Antônio Gonçalves de Silva, o famoso “Patativa do Assaré”, localizada na Serra de Santana, a 18 quilômetros da sede do município de Assaré. A inauguração está prevista para o dia 5 de março, data comemorativa ao centenário de nascimento do poeta.

A programação será aberta no dia 1º, com a apresentação de artistas que interpretarão músicas de Patativa, entre os quais, Raimundo Fagner, Valdones, Dominguinhos, Os Nonatos e grupos de violeiros. O secretário de Cultura do município de Assaré, Marcos Salmo Lima Barreto, informou que estes artistas estão sendo contratados. Alguns deles, como o cearense Fagner, já confirmaram a presença.

Os trabalhos de recuperação da casa estão sendo executados por operários de Assaré, com o acompanhamento do historiador Otávio Menezes e do engenheiro Paulo Renato, da Coordenadoria do Patrimônio Histórico do Estado. A idéia, de acordo com Marcos Barreto, é manter a mesma estrutura da casa antiga, construída no fim do século XVIII.

Trata-se de uma casa de taipa, chão batido, coberta com telhas artesanais, que se encontrava totalmente danificada. Parte da madeira foi consumida pelo cupim. Foram retiradas as telhas e o madeiramento. Algumas paredes serão reconstruídas. A Prefeitura vai investir cerca de R$ 60 mil na restauração do local.

A casa, pertencente a família, está sendo repassada para a Fundação Memorial Patativa do Assaré, que administra o museu. De acordo com o prefeito Vanberto Almeida, “a restauração dessa casa é a mais forte lembrança do poeta que, além de ter nascido lá, passou a maior parte de sua vida na Serra de Santana”.

O projeto prevê a transformação da casa em um museu que vai destacar a vida do Patativa-agricultor. A execução desse projeto está na dependência de captação de recursos. Na semana passada, o secretário de Cultura de Assaré esteve com o secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, que é natural de Assaré, com quem tratou sobre a construção do museu temático.

O secretário de Cultura explica que o Memorial Patativa do Assaré, que foi construído na cidade, mostra a obra poética de Patativa. O museu da Serra de Santana vai abordar a principal atividade econômica do poeta que nunca se afastou da agricultura.

O próprio Patativa do Assaré diz em sua auto-biografia: “...desde que comecei a trabalhar na agricultura, até hoje, nunca passei um ano sem botar a minha roçazinha. Só não plantei roça, no ano em que fui ao Pará”. Ele viveu e cantou as agruras e as alegrias sertanejas, a natureza e a cultura, o universal e o regional, buscando a correção do social e a igualdade entre os homens. Sofreu os clamores da seca, que mata o legume e a paciência do sertanejo e a alegria do invernoso dadivoso, que renova as esperanças. Patativa foi, sobretudo, um matuto roceiro, que se orgulhava de ser sertanejo. “Ele criou os filhos, trabalhando na roça”, afirma Salmo.

Antônio Vicelmo
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP